Mais do que uma visita, foi um encontro com pessoas, histórias e saberes que nos convidam a olhar de outra forma para algo que faz parte da vida de todos nós: os resíduos.
Fui recebida por mulheres Fênix que compartilharam suas trajetórias, desafios e aprendizados, mostrando que sustentabilidade não acontece apenas nos discursos, mas no cotidiano, nas relações e no trabalho coletivo.
Em uma das paredes da cooperativa encontrei uma frase que permaneceu comigo:
Talvez essa seja uma das maiores potências da Fênix: revelar possibilidades onde muitos enxergam apenas descarte. Transformar resíduos em cuidado, trabalho, renda, dignidade e fortalecimento comunitário.
Como pesquisadora das relações entre turismo, território e Envolvimento Sustentável, cada experiência como essa reforça minha compreensão de que os conhecimentos também florescem fora dos espaços tradicionais da academia.
O futuro regenerativo que buscamos precisa reconhecer, valorizar e aprender com iniciativas que já existem nos territórios.
Gratidão à Taís, Karina, Dona Vera, Vitor e a todas as pessoas que nos acolheram com tanto carinho. E à professora Daniela @daniela.blorenzo , que viabilizou esta ida a campo.
Vida longa à Cooperativa Fênix. 🌻♻️💚
Que continue mostrando que onde muitos veem fim, existem muitos recomeços.
