Além disso, nao menos dezoito conflitos violentos foram abastecidos pela exploração de recursos naturais desde 1990. Enquanto a população global continua a crescer e demandas por recursos naturais continuam a aumentar, existe um grande potencial de os conflitos por recursos naturais crescerem nas próximas décadas. As consequências das mudanças climáticas na disponibilidade de água, segurança alimentar, prevalência de doenças, limites das zonas costeiras e distribuição demográfica pode, futuramente, agravar tensões existentes e gerar novos conflitos.
Desde 1999, o PNUMA vem respondendo a situações de crise em mais de 25 países (dentre eles Kosovo, Afeganistão, China, Líbano, Iraque e Sudão). A assistência do PNUMA a governos e outros organismos internacionais de cooperação se dá através de quatro áreas principais:
Coordenado pelo Departamento de Gestão Pós-Conflito e Desastres, o programa envolve vários atores-chave incluindo a Unidade Ambiental conjuntaPNUMA/OCHA, a Iniciativa de Meio Ambiente e Segurança ENVSEC e o Programa Conscientização e Prevenção de Emergências a nível local - APELL.