Visualizações


História: José Lutzenberger

About Me

Minha foto
Administrador - André Lima
Ver meu perfil completo

A história das coisas

Seguidores

..

A crise do capitalismo

Arquivos do Blog

..
Gestão Ambiental Teresópolis - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
27/09/2011

Educação Ambiental, saiba como e onde usa-lá!

Educação Ambiental? Quando falamos neste termo, logo pensamos em bichos e plantas. É natural pensar assim, pois aprendemos desde pequenos que o termo ambiental se refere à natureza. Mas o que é natureza? Nós, seres humanos, temos que aprender de que defender a natureza não é só cuidar de plantas e bichos, pois nós, fazemos parte dela e, portanto, não basta apenas defender as florestas e os animais, é preciso também defender a melhoria na qualidade de vida das populações humana, sem deixar de cuidar das plantas e dos animais, pois tanto a nossa vida quanto a deles, depende das inúmeras relações que existem em um ecossistema, onde nada vive isolado um do outro.
18/09/2011

Para História Ambiental, natureza é protagonista e não coadjuvante

Novo ramo da Ciência avalia impacto das ações humanas no meio ambiente

Prof. Jose Padua UFRJ (Foto: Divulgação)
O professor Jose Padua é pioneiro no estudo da
História Ambiental  (Foto: Divulgação)
Homem e natureza nunca estiveram tão juntos. Pelo menos, nas pesquisas da História Ambiental, um ramo relativamente novo da História que estuda como a natureza impõe mudanças na sociedade e, por outro lado, como a sociedade lida com a presença da natureza em seus processos de desenvolvimento. Para a nova ciência, o meio ambiente tem um papel ativo, deixando de ser apenas um pano de fundo para as ações do homem. Considerado um dos precursores brasileiros na área de História Ambiental, José Augusto Padua, professor do Departamento de História da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), afirma que o desenvolvimento do novo campo faz parte de um movimento maior das Ciências Humanas, na tentativa de adotar modelos mais dinâmicos e interativos.
08/09/2011

RJ vai ganhar duas novas hidrelétricas de pequeno porte



O Rio de Janeiro vai ganhar duas novas hidrelétricas de pequeno porte. As usinas vão ficar entre os municípios de Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. De acordo com o projeto, as usinas vão reduzir os riscos de inundações na Serra.
As duas centrais elétricas vão produzir energia para abastecer 30 mil casas, o suficiente para suprir as necessidades de metade das casas de Teresópolis, por exemplo. Fonte: Portal G1
05/09/2011

Sociedade começa a debater políticas para resíduos sólidos

Foto Sociedade começa a debater políticas para resíduos sólidos
(Fonte: Site do Ministério do Meio Ambiente - Aída Carla e Suelene Gusmão) A consulta pública da versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos já está à disposição da população no endereço eletrônico do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br). O plano foi elaborado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, tendo por base o diagnóstico da atual situação dos resíduos sólidos no Brasil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e os debates realizados no âmbito do Comitê Interministerial, formado por 12 ministérios relacionados com o setor.

Pesquisar este blog



..

Áreas de interesse

..
..