Um dos maiores icebergs já registrados na história, o "A68" se desprendeu de um gigantesco bloco de gelo na Antártida, anunciaram nesta quarta-feira (12) os cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
Agência ANSA - O gigante iceberg, que é maior que a área do Distrito Federal e pesa um trilhão de toneladas, separou-se do segmento Larsen C, a maior plataforma de gelo do norte do continente.
Pesquisadores e cientistas já acompanhavam a rachadura há anos, mas, em 2016, afirmaram que o ritmo da fissura tinha aumentado a patamares nunca vistos, avançando 18 km a cada duas semanas. Os especialistas acreditam que o bloco tenha se soltado entre os dias 10 e 12 de junho, de acordo com imagens de satélites. Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea e que monitora o "A68", afirmou que uma das possibilidades é que o iceberg se quebre em vários outros blocos menores.
Parte do gelo pode permanecer na área por décadas, enquanto outros pedaços do iceberg devem navegar em direção ao norte e derreter. Isso elevaria o nível do mar, além de ser um risco para navios e de cruzeiros que fazem rota para a América do Sul.
13/07/2017
Iceberg gigante se desprende de plataforma na Antártida
Marcadores:
a68
,
antartida
,
aquecimento
,
aquecimento global
,
iceberg