Substância está em quase 10% dos brinquedos
Quase 10% dos brinquedos vendidos no mercado chinês contêm chumbo em excesso, o que é uma ameaça à saude, segundo um relatório do Greenpeace. Em novembro, o Greenpeace China comprou aleatoriamente 500 produtos infantis em shopping centers, supermercados e empresas de atacado em cinco cidades – Beijing, Shanghai, Guangzhou, Wuhan e Hong Kong. E descobriu que 10% deles não cumpriam o padrão nacional de conteúdo de chumbo, e mais de 30% continham cinco outras substâncias químicas perigosas.
Estas substâncias que foram testadas – chumbo, antimônio, arsênico, cadmio, cromo e mercúrio – podem danificar seriamente o sistema nervoso, e entrar no corpo através da respiração, de membranas mucosas e comida contaminada. “O chumbo, por exemplo, que é altamente tóxico e cumulativo, vai criar obstáculos para o desenvolvimento físico e mental da criança, e dificuldades de aprendizado”, disse Wu Yixiu, especialista em tóxicos da organização. (Fonte: Planeta Sustentável)
Um documento sobre envenamento por chumbo em crianças dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, afirma que não há limiar seguro para o conteúdo de chumbo no corpo humano, e que crianças não deveriam ser expostas à substância.
O governo chinês estabeleceu um padrão nacional para revestimentos de brinquedos – o conteúdo total de chumbo é de 600 mg por quilo, e limites solúveis também foram fixados para oito outros metais. Mas o Greenpeace disse que as autoridades apenas estabeleceram um teto para conteúdo total de chumbo, mas não um limite para os níveis de outros metais. Alguns países, como EUA e Canadá, criaram limites para o chumbo de 90 mg por quilo.
Huang Ning, um dos redatores dos padrões nacionais e um especialista da comissão ténica nacional de tinturas e pigmentos, disse que os padrões são uma combinação de limites internacionais com aqueles usados pelos fabricantes de brinquedos chineses. “Os limites para oito metais pesados são semelhantes aos usados pela União Européia”, disse ele, segundo o China Daily.
13/12/2011