(Portal Terra) -Cientistas ambientais do mundo inteiro publicaram na última quinta-feira um manifesto pedindo mais atenção às questões ambientais do nosso planeta. A declaração, intitulada de "Declaração do Estado do Planeta" (State of the Planet Declaration), afirma que a contínua funcionalidade da Terra, se não for tratada com cuidado urgentemente, pode nos levar à falta de água, comida, biodiversidade e outras situações críticas. Esta crise, por sua vez, aumentaria ainda mais os riscos econômicos, ecológicos e sociais do planeta.
Além de cobrar certa agilidade dos políticos contra a crise ambiental, o texto do encontro Planet Under Pressure, uma das últimas reuniões de cientistas antes da Rio+20, mostra que o grande desafio da nossa era é de proteger os processos naturais da Terra para garantir o bem-estar da civilização com a diminuição da pobreza, dos conflitos sociais e também apoiando a saúde humana e do ecossistema.
"As questões que serão debatidas na Rio+20 são as mesmas que foram debatidas há 20 anos, mas agora é ainda mais urgente enfrenta-las", afirma o documento, que também reforça que o evento no Rio de Janeiro é uma grande oportunidade para avanços na interface entre política e ciência.
O manifesto diz que "significantes mudanças têm acontecido com a humanidade desde os anos de 1950, e a média está crescendo a cada dia mais. Pesquisadores observam níveis arriscados de poluição e mudanças ecológicas com uma possível consequência catastrófica para a civilização". As pesquisas têm um papel muito importante neste monitoramento do planeta, desenvolvendo novas tecnologias e processos que podem ajudar nos cuidados com o meio ambiente.
A Rio+20 será de 20 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
30/03/2012
Em manifesto, cientistas pedem mais atenção ao meio ambiente
Marcadores:
ciência
,
cientistas
,
crise
,
ecologia
,
ecossistema