Min. Meio Ambiente, Isabel Freitas - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou na manhã desta quinta-feira (16/08) da abertura do encontro "O Poder Judiciário e o Meio Ambiente" no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Durante o evento, que debaterá temas ligados à responsabilidade socioambiental, criação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e gestão sustentável, a ministra ressaltou o avanço da Justiça nos últimos 20 anos, com a discussão das diretrizes do novo modelo de desenvolvimento no país baseado na sustentabilidade. "O Judiciário tem sido muito receptivo com as inovações em defesa do meio ambiente e se mostra alinhado com os poderes legislativo e executivo", disse.
Em seu discurso, a ministra também reforçou a agenda positiva criada após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, (Rio +20), com o fortalecimento da gestão compartilhada com a sociedade, poder público e setor privado. "Todo gestor quer ser eficiente e para isso é preciso cortar gastos", afirmou. "A agenda ambiental da administração pública, por exemplo, tem conseguido bons resultados e a ideia agora é certificar as boas práticas para incentivar o consumo e a produção sustentável".
AGENDA AMBIENTAL
No encontro, o STJ renovou com o Ministério do Meio Ambiente o termo de adesão com a A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública). "O STJ conseguiu reduzir em 3% o consumo de energia, diminuiu o uso de papel e aumentou o percentual de materiais reciclados em dois anos", salientou Izabella Teixeira. "Esses números mostram o comprometimento com as diretrizes da A3P".
O presidente do STJ, Ari Pargendler, o senador Carlos Eduardo Braga (PMDB-AM), o ministro Herman Benjamin, e o diretor do STJ, Silvio Ferreira, participaram da solenidade. A conferência segue até sexta-feira (17/08) e os debates serão transmitidos ao vivo pelo site do STJ. (www.stj.jus.br)
16/08/2012