11/09/2012
“Floresta Faz a Diferença” lança campanha “Não vote em quem votou contra as florestas”
O movimento “Floresta Faz a Diferença” acaba de lançar a campanha “Não vote em quem votou contra as florestas”. A iniciativa popular alerta a sociedade e a opinião pública sobre os parlamentares que votaram a favor de mudanças no Código Florestal que é alvo de crítica inclusive da comunidade científica representada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Um mapa do Brasil com a lista dos 83 candidatos que participaram da votação do Código Florestal já está acessível no site www.florestafazadiferenca.org.br. O internauta pode clicar em seu Estado e ver, em sua cidade, quando for o caso, todos os concorrentes, com fotos, legendas dos partidos e histórico de votação: recebem o cartão vermelho, amarelo e verde, conforme seu posicionamento nas votações. A lista serve como um guia ao eleitor na escolha dos prefeitos.
A campanha conta com a força da divulgação nas redes sociais e, portanto, será divulgada também no www.facebook.com/florestafazadiferenca e no Twitter @florestaz.
A iniciativa é uma alternativa para os brasileiros que acreditam ser fundamental preservar o meio ambiente. Com criatividade, o movimento trabalhou nos layouts de folders, cartazes, cartões e camisas, que podem ser impressos por quem quiser somar à ação. No site do “Floresta Faz a Diferença” é possível acessar e fazer o download de todo o material.
“Ainda há esperança para as florestas após o desmonte do Código Florestal e é nosso compromisso mostrar aos políticos que a sociedade está de olho no trabalho feito no Congresso e nos municípios”, declarou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
“Floresta Faz a Diferença”
À frente da campanha contra a alteração do Código Florestal, a campanha “Floresta Faz a Diferença” apoiou o Comitê em Defesa das Florestas na mobilização #VetaTudoDilma, que pediu o veto total da presidente Dilma Rousseff ao projeto do novo Código Florestal. Mais de 200 organizações da sociedade civil de todo o Brasil lideraram esse ato junto a personalidades nacionais.
Em seguida, a ação foi levada para a Rio+20 com o mote #OJogonãoAcabou, explicitando que, após o veto parcial da presidente Dilma Rousseff, o projeto voltou ao Congresso. E, agora, às vésperas das eleições 2012, o “Floresta Faz a Diferença” volta repaginado e com fôlego renovado para cobrar o voto consciente dos eleitores.