Hoje é o "Dia da Terra", data criada pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
aidnature.org -Há uma ilha que é lar de algumas das espécies mais únicas e ameaçadas do planeta. O tempo alterou o curso de evolução da maioria das espécies que habitam este pedaço de terra esquecido. Esconde os seus tesouros e segredos, abrigados numa geografia impossível e uma floresta impenetrável. No meio do Atlântico, nesta ilha esquecida, podemos encontrar um jardim intocado desenhado pelas forças da evolução.
Uma experiência de preservação de nascentes através da implantação de sistemas agroflorestais em Araponga, Zona da Mata de Minas Gerais.
Créditos: Cecília Figueiredo. Realização: Articulação Nacional de Agroecologia. Cipó Caboclo Vídeos. Apoio Local: CTA - Zona da Mata Universidade Federal de Viçosa
Em Accra, capital de Gana, acumulam-se os detritos tecnológicos do mundo rico.
Kauê Lopes, Carta Capital - Doze mil quilômetros separam Acra, a capital de Gana, do Vale do Silício, Califórnia, Estados Unidos, centro da revolução tecnológica do século XXI. Há, no entanto, outra distância maior do que a geográfica. Acra e o Vale do Silício estão no extremo de um ciclo de vida. Computadores, tablets e celulares nascem da cabeça de nerds sob o sol californiano e morrem e são descompostos no distrito de Agbogbloshie, periferia africana.
Suzana Camargo, Planeta Sustentável - “O capitalismo está nos dando um presente com a queda do preço do petróleo. Não vamos desperdiçar esta que pode ser nossa última oportunidade para evitar umaquecimento global catastrófico”. Com este argumento contundente, Naomi Kleinexplica porque este seria um momento único no cenário mundial para ser criado umimposto de carbono sobre os combustíveis fósseis. Em um vídeo – intitulado Let’s kick oil while the price is down (Vamos largar o petróleo enquanto o preço está baixo, em tradução livre) -, gravado para o site do jornal britânico The Guardian, Naomi cita como algumas crises mundiais deflagraram importantes e positivas transformações econômicas e sociais.