Visualizações


História: José Lutzenberger

About Me

Minha foto
Administrador - André Lima
Ver meu perfil completo

A história das coisas

Seguidores

..

A crise do capitalismo

Arquivos do Blog

..
Gestão Ambiental Teresópolis - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
25/05/2015

IBGE disponibiliza informações sobre a vegetação do Brasil

Formato digital da história da vegetação brasileira tem como base os projetos Radam (Radar da Amazônia), iniciado em 1970.

IBGE - A vegetação brasileira ganhou um banco de dados digital. O objetivo de disponibilizar as informações é de possibilitar a comparabilidade com produtos mais atuais, o conjunto de informações históricas sobre a vegetação do Brasil, produzido nas décadas de 70 e 80.
O formato digital da história da vegetação brasileira, lançado nesta quarta-feira (20) pelo IBGE, tem como base os projetos Radam (Radar da Amazônia), iniciado em 1970, e Radambrasil, fruto da expansão do projeto original para todo o território nacional, em 1975.

Anteriormente disponibilizado em papel, este mapeamento foi digitalizado e ajustado, tornando-se potencial ponto de partida para outros mapeamentos.

As informações históricas são fruto de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto

Criado em 1970, o projeto Radam iniciou o aerolevantamento e o levantamento de dados sobre geologia, solos, vegetação, relevo, uso da terra e cartografia em parte do território brasileiro, em 1971. A partir de 1975, o projeto foi expandido para todo o território nacional, passando a ser denominado Projeto Radambrasil.

Para captar tais informações, o Radam utilizou radares capazes de superar as dificuldades de conseguir imagens homogêneas e tomadas de cenas de boa qualidade na região amazônica, onde a incidência de nuvens e as chuvas intermitentes restringiam a obtenção de fotografias aéreas convencionais.

Pesquisar este blog



..

Áreas de interesse

..
..