Visualizações


História: José Lutzenberger

About Me

Minha foto
Administrador - André Lima
Ver meu perfil completo

A história das coisas

Seguidores

..

A crise do capitalismo

Arquivos do Blog

..
Gestão Ambiental Teresópolis - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
31/01/2013

Poupe o planeta e seu bolso


Adotar hábitos sustentáveis pode melhorar a qualidade de vida e, de quebra, dar aquela força no orçamento

Aline Lima, Você S.A. Especial - Economia e preservação ambiental caminham juntas. Um levantamento recente do Instituto Akatu, organização não governamental que promove o consumo consciente, mostrou inclusive que esses dois argumentos, combinados, podem aumentar a aceitação de práticas sustentáveis por jovens brasileiros. Na pesquisa, eles exibem disposição para fazer compostagem (transformar lixo orgânico em fertilizante) e usar a bicicleta como transporte. Para tanto, além da questão ecológica, pesou a percepção de que esses jovens de 18 a 35 anos poupariam ao adotar tais práticas. Confira, agora, três histórias de pessoas que já fazem do meio ambiente um aliado e que podem servir de referência para a nova geração.

PEDALA, POLUIÇÃO
Hugo Penteado, 47 anos, economista-chefe da área de gestão de recursos do banco Santander, costuma aplicar, na prática, o que prega na teoria, em palestras sobre economia ecológica e sustentabilidade nas empresas. Todos os dias, ele atravessa São Paulo para ir de casa ao trabalho pilotando uma bicicleta. Leva meia hora para ir, meia hora para voltar, em um percurso total de cerca de 15 quilômetros. "Nada me detém, nem a chuva", diz.

O executivo optou pelas pedaladas há pouco menos de três anos, quando a empresa mudou de endereço. Antes, como morava perto do trabalho, ia a pé. Hugo tentou ônibus, porém lhe custava tempo, cerca de duas horas diárias. Testou a bicicleta e desde então se tornou um defensor da magrela como alternativa eficiente ao trânsito caótico da capital paulista.

"Não vejo praticidade alguma em ficar dentro de um carro parado no congestionamento", afirma Hugo, que é, afinal, proprietário de um veículo novo - uma perua Mégane comprada à vista em maio deste ano. O economista conta que precisava de um automóvel maior para carregar a família nas viagens que de vez em quando faz. O Vectra 2006 que tinha antes na garagem, adquirido de segunda mão, já estava pequeno e com problemas. Na hora de escolher o novo modelo, optou por um que gastasse menos combustível por quilômetro rodado. "Descartei as SUVs. Não passaram no teste."

Mesmo de posse de um carro zero, Hugo usa pouco o veículo. Quando não viaja nos fins de semana, tenta fazer seus programas a pé pela cidade. Por enquanto, o carro tem 3 500 quilômetros rodados. Pelos cálulos de Hugo, deverão ser rodados 7 000 quilômetros por ano. O objetivo é permanecer com o Mégane por pelo menos uma década. Além de contribuir para o futuro da Terra, ele ajuda a preservar o próprio futuro - cujas reservas estão investidas em um fundo de pensão e em um plano de previdência privada.

"Quando vão comprar um carro, muitas pessoas se esquecem do custo que é mantê-lo", ressalta. Ao usar menos o carro, Hugo está reduzindo os gastos com combustível e estacionamento. Conferindo vida útil mais longa ao veículo, deixa de perder tanto dinheiro com a desvalorização de mercado, e até os custos com seguro e impostos diminuem.

Bom para o bolso e para o meio ambiente. "Entramos em uma guerra com o planeta da qual não sairemos vencedores", alerta Hugo. O esforço em minimizar os impactos que seus hábitos de vida podem causar ao meio ambiente é constante. Vegetariano há 12 anos, ele evita andar de avião e dá mais valor a gastos com serviço do que com a compra de bens de valor.

"É um desafio grande viver em um sistema que empurra tantas coisas." Mas a disciplina ajuda a controlar os impulsos. Neste Natal, o combinado é não haver troca de presente. No dia a dia, a dedicação permanece. A meta de Hugo, agora, é conseguir ir ao aeroporto de bicicleta quando fizer uma viagem a trabalho. "É tempo de fazer, não de discutir."

COMO NOSSOS AVÓS
Em um dos metros quadrados mais caros de Curitiba, três famílias levaram a cabo um projeto de sustentabilidade que se traduz em verdadeiro projeto de vida.

Pesquisar este blog



..

Áreas de interesse

..
..