Segundo a ministra o Amazonas precisa urgentemente promover uma ação estratégica em relação à região Sul do Estado onde ocorre a maior expansão de desmatamento
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nessa segunda-feira (9) que o Amazonas precisa urgentemente promover uma ação estratégica em relação à região Sul do Estado onde ocorre a maior expansão de desmatamento. Ela citou a reunião da bancada parlamentar autoridades ambientais do Amazonas que estiveram, na semana passada, em uma audiência para tratar de questões relacionadas àqueles municípios.
A declaração da ministra Izabella ocorreu após a manifestação do secretário estadual de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes Filho que tratou da questão ao dizer que é preciso buscar saídas para reduzir o desmatamento ilegal na região por meio de inclusão social e desenvolvimento econômico.
“O Governo do Amazonas está preocupado e buscando saída por conta da expansão da fronteira agrícola. Resta saber o que vamos fazer com o Sul do Amazonas porque aquelas terras são da União e até agora não há destinação para elas”, declarou Ivanhoé. Na opinião do secretário, ou se faz leição das terras públicas, destina-as à preservação “o que pode engessar demais o Estado no seu desenvolvimento”, ou buscar alternativas econômico-sustentáveis diante da impossibilidade de a Zona Franca de Manaus não conseguir levar o desenvolvimento para todo o Estado.
Ao ser questionada sobre a declaração, Izabella Teixeira disse que não fez críticas ao Governo do Amazonas, mas à situação por que a região passa. Disse que é preciso abrir o diálogo entre os Governos Federal, Estadual e os órgãos envolvidos para encontrar as saídas para a região Sul do Estado.
10/09/2013
Ministra do meio ambiente está preocupada com o Sul do Amazonas
Marcadores:
amazonia
,
desmatamento
,
izabella teixeira
,
meio ambiente
,
ministra