Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura e Bonn Challenge - Até 2030, o Brasil pretende reduzir em 43% as emissões de carbono em relação a 2005. Antes disso, até 2025, a meta é que o País corte 37% das emissões.
Esses compromissos constam no Acordo de Paris, que estabelece medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, e representam apenas alguns dos acordos ambientais assumidos pelo governo federal no primeiro ano da administração do presidente Michel Temer.
O objetivo do Acordo é conter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, além de reunir esforços para limitar esse aumento a 1,5°C. O compromisso foi selado por meio da assinatura do Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).
Confira outras iniciativas do Brasil, no primeiro ano de governo Temer, para enfrentamento das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade:
Conferência das Partes
O governo brasileiro participou, em novembro de 2016, da 22ª Conferência das Partes (COP 22) sobre mudança do clima. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas como o combate ao desmatamento na Amazônia e a promoção do desenvolvimento sustentável em território brasileiro. A geração de energia limpa também esteve na pauta das discussões encabeçadas pelo País.
Desafio de Bonn
O Desafio de Bonn representa um esforço internacional para restaurar 150 milhões de hectares de áreas desmatadas ou degradadas até 2020 e uma extensão adicional de 200 milhões de hectares até 2030. Foi lançado durante mesa redonda em Bonn, na Alemanha, em setembro de 2011.
O governo brasileiro aderiu ao desafio e se comprometeu a restaurar, reflorestar e promover a recuperação natural de 12 milhões de hectares de florestas até 2030. A recuperação poderá ocorrer com espécies nativas e exóticas, com restauração assistida ou natural, e tem como objetivo resgatar a funcionalidade ecológica e promover o bem-estar humano na paisagem.
Iniciativa 20x20
A Iniciativa 20x20 é uma plataforma que visa acelerar o cumprimento das metas do Desafio de Bonn. Ela estabelece diretrizes para restaurar 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe. A proposta prevê a recuperação e conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades dessa iniciativa.
O compromisso do Brasil, no âmbito da iniciativa, é implementar, até 2030, ao menos 5 milhões de hectares de sistemas agrícolas que combinem agricultura, pecuária e floresta. A contribuição do País inclui, também, a recuperação de 5 milhões de hectares de pastagens degradadas até 2020, assim como outras tecnologias que visam aumentar a resiliência da agricultura brasileira às mudanças do clima.