O plano do governo é pagar até R$ 300 por trimestre para complementar a renda de famílias que não desmatarem áreas verdes em suas propriedades.
A presidente Dilma Rousseff anunciou a deputados do PV nesta quinta-feira (25) que irá lançar oficialmente, nos próximos dias, o Bolsa Verde, programa do governo para estimular a manutenção de áreas de mata nativa.
O plano do governo é pagar até R$ 300 por trimestre para complementar a renda de famílias que não desmatarem áreas verdes em suas propriedades.
Esse tipo de benefício é conhecido como pagamento de serviços ambientais.
Dilma fez o anúncio nesta quinta-feira em encontro com a bancada do PV no Congresso, partido que não está na base aliada.
Os deputados agradeceram o empenho da presidente na discussão do Código Florestal na Câmara e pediram que o Planalto atue para modificar o texto que está no senado.
A discussão envolveu ainda o planejamento da Rio+20, conferência de meio ambiente que será realizada no Rio de Janeiro no próximo ano. Dilma pediu a participação do PV na organização do evento.
O deputado Sarney Filho (PV-MA), afirmou que o partido não é da base aliada, mas isso não significa que não possa votar com o governo. “Não estamos alinhados ao PSDB, nem ao Democratas, mas também não estamos alinhados ao governo”, disse.
Segundo ele, a saída da senadora Marina Silva, que concorreu à Presidência da República, do partido “não aproxima, nem afasta” o PV de Dilma.